QUAL TAÇA É IDEAL PARA CADA TIPO DE VINHO?
Para quem não entende muito de vinho, perceber as diferenças das taças pode ser um pouco complicado. Servir a bebida na taça certa, porém, é essencial para melhor aproveitamento de sabor e aroma. Além disso, ajuda a manter a temperatura correta e a atingir as papilas gustativas da forma como devem para que o vinho seja percebido em sua melhor forma.
Taças para vinho branco: Como esse tipo de vinho deve ser consumido em temperaturas menores, a taça é mais baixa e seu bojo menor, permitindo pouco volume de líquido e menos troca de calor com o ambiente.
Taça de vinho rosé: Os vinhos rosés somam os taninos encontrados nos vinhos tintos com os aromas dos vinhos brancos, por isso, suas taças são menores que as do branco porém com um bojo grande, valorizando as duas características.
Taça Bordeaux: Com design de bojo grande e boca mais fechada, foi elaborada para receber vinhos encorpados e com tanino forte. Esse tipo de taça segura os aromas, concentrando-os para reforçar o sabor mais frutado da bebida. Essa taça combina com Cabernet Sauvignon, Merlots, Syrahs e Tannats.
Taça Borgonha: Esse tipo de taça lembra um balão, com bojo maior do que as Bordeaux e uma boca menor, permitindo maior contato do ar com a bebida. Esse tipo de taça é ideal para favorecer vinhos de aromas imperdíveis e também diminui a acidez da bebida. Ela é ideal para Pinot Noirs, Riojas e Nebbiolos.
Taças de vinhos doces (sobremesas): Essas taças possuem bojo e tamanho pequeno, para valorizar o consumo de vinhos mais doces, que não devem ser ingeridos em grandes quantidades. O desenho da taça, com a boca levemente fechada, permite que o paladar doce seja valorizado.