SHITAKE, PARA CONHECER E DESFRUTAR

SHITAKE, PARA CONHECER E DESFRUTAR

Você com certeza já ouviu falar ou comeu o famoso shitake. Esse cogumelo tem sido muito utilizado em diversos pratos e se tornou mais comum recentemente por ter diversos benefícios para a saúde, além de ser gostoso e prático de cozinhar.

A espécie veio da Ásia e hoje em dia é o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo. Era pouco conhecido pelos brasileiros, mas já conquistou muitos paladares e hoje é considerado um excelente alimento para fazer parte de nossa alimentação diária.

Mas quais são os benefícios do Shitake? Além de ser um alimento de poucas calorias e rico em fibras,  ainda há uma grande variedade de benefícios para a saúde como: auxílio na perda de peso, redução de colesterol, auxílio no combate ao câncer, combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, controla e pressão arterial, protege o sistema cardiovascular e previne a trombose. São diversos nutrientes aliados à um prato bonito e saboroso.

Então aqui vai uma sugestão de risoto de shitake para o almoço do final de semana, você pode surpreender seus convidados com um prato requintado, muito saboroso, além de saudável e prático de fazer em quantidade.

Ingredientes:

• 1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli

• 1 cebola pequena picada

• 1/2 taça pequena de vinho branco

• 3 cubos de caldo de legumes, ou 1,5litros de caldo de legumes caseiro

• 1 colher de sopa de azeite de oliva

• 2 colheres de sopa de manteiga

• 1/2 xícara de queijo gorgonzola

• 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

• 1 embalagem de cogumelos shitake (100 ou 150 g)

Modo de preparo:

1.           Corte o shitake em fatias laminadas depois de bem limpo

2.           Prepare o caldo de legumes: 1 litro e 1/2 de água fervente para os 3 cubos de caldo ou 1,5 litros de caldo caseiro. Mantenha este caldo no fogo baixo durante a preparação do prato

3.           Em uma frigideira prepare o shitake, adicione 1/2 colher de sopa de manteiga e molho shoyu a gosto e deixe refogar, o shitake diminuirá de tamanho e ficará mole, quando chegar a esse ponto, sem ressecar, desligue o fogo adicione salsinha e cebolinha e reserve.

4             Em seguida inicie o risoto fritando a cebola em 1 colher de azeite e 1 de manteiga. Quando começar a dourar, jogue a xícara de arroz, sem lavar.

5.            Refogue um pouco e jogue o vinho branco por cima deste refogado


6.             Mexa bem, quando evaporar o vinho comece a jogar o caldo de legumes, com uma concha grande, jogue o caldo sem deixar o arroz secar, mexendo sempre com uma colher de pau
(É importante mexer sempre para que o arroz italiano solte o amido que vai dar o ponto de risoto

7.            Continue mexendo e jogando o caldo, experimente de vez em quando para verificar o ponto do arroz. Ele estará no ponto quando estiver passando do ponto “al dente” , o risoto estará parecendo uma canjica quente

8.            Quando chegar neste ponto, desligue o fogo, adicione o shitake o queijo gorgonzola, e o queijo parmesão
10. Misture tudo muito bem, até derreter os queijos

9.             Sirva no mais belo #estilotutto e aproveite!